quarta-feira, 10 de julho de 2013

Não sei vcs, mais eu detesto esse tipo de foto

Só quem sofre de estrabismo sabe o quanto é frustrante não ter os olhos perfeitos, e eu detesto esse tipo de foto, parece que é gozação, de quem não sabe o quanto é viver com esse mal.

41 comentários:

  1. Nossa qe bom encontrar um blog qe fala do estrabismo. Desde os 2anos de idade adquiri o estrabismo, hoje cm 22 sonho com essa cirurgia , apesar de superar preconceitos em toda parte, me sinto uma mulher forte, e com muita força de vontade.. Dou algumas dicas de make pois vendo cosméticos, magina só? Me supero a cada diaa..Confesso qe e uma barra, mais tenho muita fé qe vai dá tudo certo! Mt bom encontrar esse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q tu gostou Amanda. eu tb sofro bastante com o estrabismo.mas não podemos deixar de viver por conta disso né? Mas não perca as esperanças, concerteza vc fará a cirurgia e tudo vai dar certo, bj!

      Excluir
  2. Olá gostei muito do seu blog pois venho sofrendo com isso , tenho estrabismo divergente , mais não é muito e também sofro .. muitas pessoas falam qui é bobagem mais so quem tem intende ! voce podia dar Opnioes de make pra disfarças o estrabismo !! Bjuuus .. BOA SOORTE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Agata, não posso te ajudar, pois eu nunca usei maquiagem, com vergonha do estrabismo, uso um óculos sem grau para desfaçar.

      Excluir
  3. Muito bom ter encontrado esse blog.
    Tenho 20 anos e desde que me entendo como gente tenho estrabismo divergente.
    Mesmo tendo superado o preconceito, ainda tenho grandes cicatrizes de tristeza no coração. Mesmo assim vou seguindo em frente!.
    Quanto a cirurgias, tenho inveja de vocês que podem realizar.Em todos os medicos que eu fui, todos disseram que meu caso, mesmo operando, meu olho voltaria a ficar torto e nem para estetica iria valer a pena.Triste.
    Por favor Lú, não abandone esse blog, nos dê noticias.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,olha eu uso um óculos com lentes anti reflexo sem grau,para desfaçar o estrabismo, enquanto nao faço a segunda etapa da cirurgia. E com certeza não irei abandonar este blog, foi uma dificuldade enorme encontrar informação sobre essa doença quando comecei a pesquisar, não quero que as pessoas passem pelo q passei.

      Excluir
    2. Oi que bom entrar vcs, tbm tem estrabismo no olho direito, e o pior só encergo 10% dela, do olho doreito tbm tenho cicatrizes na vista enxrrgo uns 75 % dela,.
      Dofro muito com isso, muitas pessoas mim zoam,mim chama de vesgo, galo cego, de zarolho, é chato ouvir isso. Tenho muita dificuldades de olhar olho a olho, e o pior é q cirurgia n adianta. Tenho 21 anos.

      Excluir
    3. Olá a todos, por um acaso acabei encontrando esse blog , e achei sensacional as pessoas trocarem experiências, quando era mais novo sofri um acidente no olho esquerdo e com isso fiquei estrábico , sofri muito preconceito por ter estrabismo, muitos apelidos, eu ficava muito reprimido, isso atrapalhou meu relacionamento social, depois de sofrer muito, aos meu 17 anos minha mãe via que sofria muito com isso, e começou a ir atraz pra ver se tinha como fazer cirurgia , o médico disse pra mim , Robson, não tem como corrigir seu olho, se fizermos a cirurgia seu olho irá voltar ... Como sempre na minha vida, e digo isso a todos, teimem, sejam teimosos, naquele dia eu teimei, falei quero fazer mesmo assim, se voltar ficarei triste mas pelomenos eu tentei, aos meus 17 anos fiz a cirurgia que tanto esperava , e graças a Deus, hoje com 28 anos, estou perfeito e ninguém sabe que já tive um desvio no olho, a não ser que eu conte ou as pessoas que conviveram comigo até os 17 anos.... Por isso digo novamente, sejam teimosos!!! Não só nessa cirurgia em tudo na vida, abracos e espero ter ajudado em algo.

      Excluir
    4. Olá a todos, por um acaso acabei encontrando esse blog , e achei sensacional as pessoas trocarem experiências, quando era mais novo sofri um acidente no olho esquerdo e com isso fiquei estrábico , sofri muito preconceito por ter estrabismo, muitos apelidos, eu ficava muito reprimido, isso atrapalhou meu relacionamento social, depois de sofrer muito, aos meu 17 anos minha mãe via que sofria muito com isso, e começou a ir atraz pra ver se tinha como fazer cirurgia , o médico disse pra mim , Robson, não tem como corrigir seu olho, se fizermos a cirurgia seu olho irá voltar ... Como sempre na minha vida, e digo isso a todos, teimem, sejam teimosos, naquele dia eu teimei, falei quero fazer mesmo assim, se voltar ficarei triste mas pelomenos eu tentei, aos meus 17 anos fiz a cirurgia que tanto esperava , e graças a Deus, hoje com 28 anos, estou perfeito e ninguém sabe que já tive um desvio no olho, a não ser que eu conte ou as pessoas que conviveram comigo até os 17 anos.... Por isso digo novamente, sejam teimosos!!! Não só nessa cirurgia em tudo na vida, abracos e espero ter ajudado em algo.

      Excluir
  4. Boa tarde... Eu tenho estrabismo convergente visivelmente desde os dois anos de idade. Minha história para realizar o meu sonho de fazer a cirurgia durou muitos anos. Realizei a cirurgia aos 18 anos. Não tenho boas lembranças desse dia, porque optei pela anestesia local, então eu senti, ouvi e vi todo o procedimento. Depois desse dia minha vida mudou, minha auto estima e confiança aumentaram. Mas depois de um tempo, meu olho esquerdo foi desviando novamente, pelo motivo de eu ter apenas 20% da visão, nunca ficaria certinho. É muito difícil conviver com esse problema, mas existem pessoas com problemas piores que o nosso. Adorei o blog. Espero fazer muitos amigos. Bjos para todos =D...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, eu tenho 30% de visão no meu olho estrábico, aí perguntei a minha medica se apos a cirurgia corria o risco do estrabismo voltar e ela me disse que ñ. o seu voltou aos pouco? é muito visível? vc pode fazer outra cirurgia caso queira?

      Excluir
    2. Boa tarde Lú... Então, o desvio voltou aos poucos, mas em compensação ao que era antes melhorou bastante, mas é visível sim, infelizmente. Eu ia fazer outra cirurgia, mas não quis, porque não ia adiantar nada eu fazer sabendo que não ia ficar 100%. Os médicos me deram a opção de fazer outro procedimento em que aplica-se botox no olho. Eu deixei meu nome na lista de espera, mas até hoje não me chamaram, e eu não fui atrás. Nesse procedimento, meu olho ia ficar divergente e aos poucos iria centralizar, mas sempre com o risco de voltar a ficar convergente ou coisa pior, nunca se sabe.

      Excluir
  5. Olá Lú... gostei muito do seu blog e gostei bastante do seu depoimento. Minha esposa tb possui o problema desde a infância, acho que é estrabismo convergente horizontal aquele que aponta para o nariz. Certa vez levei ela em uma consulta para ver se ela precisava de óculos ai o oftalmologista verificou que com a melhor correção ela não conseguia enxergar a maior letra da tabela, disse tb que não aconselhava a cirurgia pq poderia causar visão dupla... esse dia foi muito triste... pq não imaginava que ela não enxergava bem desse olho e que não seria possível a cirurgia por causa da possibilidade de visão dupla... ai pensei esse medico não é especialista na área, um especialista deve ter uma opinião melhor. Ainda não consultamos um especialista por falta de dinheiro e até mesmo tempo. Gostaria de tirar umas duvidas com vc: A sua médica falou sobre a possibilidade de visão dupla? estrabismos de infância podem ser corrigidos esteticamente? a falta de qualidade na visão atrapalha de alguma forma?

    Acho que no mês das ferias em junho/julho consultaremos um especialista no HOB no DF para ver o que será possível fazer.

    Abraços e parabéns pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, que bom q vc gostou do Blog.
      Veja bem pelo que eu sei, a visão dupla pode acontecer depois da cirurgia sim, mas normalmente as pessoas corrigem este problema com óculos. se sua esposa tem baixar visão no olho estrábico, não tem problema tb, eu por exemplo tenho baixa visão e fiz a cirurgia sem problemas. O ideal é vcs consultarem uma especialista, com certeza ela vai tirar todas as duvidas de vcs e fazer a cirurgia de sua esposa. Boa sorte!

      Excluir
  6. Boa Tarde Pessoal! Tenho 18 anos e tenho estrabismo desde dos 6 meses, ja fui no posto de saude e fiz todos os exames pre operatorios e tambem ja passei com o anestesista agora só estou esperando marcarem minha cirurgia, mais estou com um pouco de medo, enxergo super bem e não preciso usar oculos tenho medo que depois da cirurgia minha vista fique pior e eu precise usar oculos, o medico me disse que é um cirurgia simples e que volto pra casa no mesmo dia da cirurgia mais mesmo assim me da medo.
    Ja passei por muita humilhação na escola e tambem em outros lugares que passei por isso quero fazer a cirurgia, meus amigos falam que quase não da pra notar, mais ja sofri muito bulling, so quem tem esse mesmo problema entende né.
    Eu gostaria de saber quais são os riscos pos operatorio?
    Gostei muito do blog tambem, as postagens estão me ajudando muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dillayne, se vc tiver repouso, não dormi do lado do olho operado,não comer camarão,não foçar o olho operado, não pegar peso, e usar corretamente os colirios que o medico passar, sua recuperação será otima. Tenha fé tudo vai dar certo.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal me chamo Yuri e tenho estrabismo convergente, acho que é isso e um grau muito pouco, mas perceptível e muito desagradável, pois já sofri com piadinhas e humilhações em relação a meu olho e só quem tem esse problema sabe como e chato e desconfortável essas coisas. Tenho duvidas pois a médica disse q por meu grau ser muito pequeno o meu olho poderia ficar mais torto e ai não sei como funciona, não sei se pode fazer outra, não sei se 80 % de chance de resolver o problema e muito e tenho muitas outras duvidas se alguém puder me ajudar eu seria realmente muito grato !

    ResponderExcluir
  9. Me sinto mau quando a pessoa posta foto assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não tendo mais estrabismo, incomoda ver pessoas zoando de outras pessoas que tem, isso me irrita tanto, ainda existe muito preconceito mas as pessoas não se põem no lugar, colocar apelidos maudosos etc... Prefiro que chame de estrabismo do que uma palavra ofensiva "vesgo".

      Excluir
    2. Mesmo não tendo mais estrabismo, incomoda ver pessoas zoando de outras pessoas que tem, isso me irrita tanto, ainda existe muito preconceito mas as pessoas não se põem no lugar, colocar apelidos maudosos etc... Prefiro que chame de estrabismo do que uma palavra ofensiva "vesgo".

      Excluir
  10. Olá, pessoas. Talvez a minha história seja um pouco mais complicada do que as que tão escritas aqui. Tenho 16 anos, estrabismo convergente, no olho direito, desde que nasci. Nunca se soube a causa, até esse ano. Não sofri muito ao longo dos anos, apesar de já ter ouvido uma ou outra idiotice de algumas pessoas. O que acontecia mais era de pessoas que não me conheciam estranharem enquanto conversavam comigo (e algumas chegavam a perguntar). Meu estrabismo veio melhorando com os anos, se tornando cada vez mais sutil, apesar de até hoje tirar foto ser bem chato. E, de um jeito ou de outro, fico meio acanhada de conversar com algumas pessoas olhando fixamente, não sei bem pq. Mas, como se não bastasse o estrabismo, esse ano eu descobri que tenho uma doença bem rara, chamada doença de Coats. A visão do meu olho que nunca foi boa, esse ano se tornou 0, em questão de 4 meses, foi extremamente rápido. E uma das consequências dessa doença genética é deixar a pupila (sim, a pupila mesmo, não a íris) meio clara. E isso não é reversível, só o que me resta é usar uma lente que filtre isso. Esqueci de mencionar, por eu ter perdido a visão desse olho, a cirurgia provavelmente não seria muito efetiva. Eu poderia fazer, mas talvez voltasse muito rápido, ou nem funcionasse. Então... Não, não foi nem tá sendo nada fácil. Minha família sempre me apoiou muito, meus amigos também (tive a sorte de ter esses anjos na minha vida, pq pelo que tenho lido muitas vezes as pessoas discriminam, então só posso agradecer por ter encontrado tanta gente tão maravilhosa). E não sei o que seria de mim sem eles. Tem dias que choro, demoro a dormir, fico inconformada... Na verdade, todos os dias eu carrego um pouquinho desse peso. E não é NADA, nada fácil. Assim como também tem dias que eu me recuso a ficar triste por isso, pois eu tenho um olho bom e o resto da saúde certinha. Me emocionei muito lendo esses comentários, e agradeço ter encontrado esse blog com pessoas que passaram ou passam pelo mesmo (ou quase o mesmo) que eu. Mas, eu digo uma coisa (ou muitas): Olhem pras pessoas, sabe, de frente mesmo. Ainda é difícil pra mim, hoje mesmo saí com um amigo e fiquei com receio de ele falar ou sei lá. Mas a cada dia, eu tento dar um passo. Se as pessoas falarem, respondam, não tenham vergonha, pq isso no mínimo é parte do que vocês são. Todo mundo tem algum defeito, TODO MUNDO. E todo mundo sofre com ele, e aprende a lidar com ele (ou não) à medida que sofre. Quem for decente, educado, vai aceitar vocês e vai achar vocês lindos, apesar de qualquer apesar! Imagina só, se uma pessoa deixa de lhe conhecer ou se aproximar de você pq vê seu olho MILÍMETROS pro ladinho, ou seja lá o que for? Soa bem ridículo assim, né? Pois ela pode estar perdendo e muito. E o problema tá nela, que se importa tanto com estética, e não com você. Enfim... Espero que eu siga meu próprio conselho kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi... Eu tenho 18 anos, e há um ano e meio eu fiz minha cirurgia. Achei importante vir e contar sobre ela, porque antes de tomar a decisão de operar esse blog ajudou muito. Desde criança eu tinha o estrabismo, que no princípio era intermitente, de vez em quando, quando eu tava cansada, nervosa, com sono... Mas quando a adolescência chegou, ficou bem mais difícil. Os meninos se mantinham arredios. Tinha sempre aquela pergunta de "pra onde você está olhando?", as piadinhas etc. E com isso um monte de complexos e inseguranças (que eu convívio até hoje, mesmo depois de operada). No início de 2014, com 16 anos, li muito sobre o assunto, e em junho tomei "coragem" pra falar com a minha mãe sobre a cirurgia. Eu tinha vergonha de admitir que me incomodava. Que as pessoas comentavam, que eu tinha um problema. Minha mãe chorou e me disse que me ama tanto e que nunca tinha enxergado isso como um problema, nem pra ela, nem pra mim. Procurei a médica em Junho, e em Julho eu operei. Estrabismo convergente, 60% no olho direito. Foi a melhor coisa que eu já fiz. Não acabou completamente, mas só "entorta" quando é forçado (com aqueles exames com luzes, prismas etc). Meu pós operatório foi ótimo (apesar da sensação de areia nos olhos e da vermelhidão). Demora um tempo depois da cirurgia pra você ver o resultado, mas vale a pena. Só quem passa por isso e vive os dois lados sabe como é. Tirar uma foto normal, poder olhar diretamente nos olhos de alguém, andar de cabeça em pé, pra frente. Mudou a minha vida. Se você acha que vai mudar a sua, vá em frente. Procure um bom médico, se informe, faça a cirurgia! Só nós sabemos, como diz Caetano Veloso, a dor e a delícia de ser o que somos. Mais uma vez: Vale a pena!

    ResponderExcluir
  12. Oi... Eu tenho 18 anos, e há um ano e meio eu fiz minha cirurgia. Achei importante vir e contar sobre ela, porque antes de tomar a decisão de operar esse blog ajudou muito. Desde criança eu tinha o estrabismo, que no princípio era intermitente, de vez em quando, quando eu tava cansada, nervosa, com sono... Mas quando a adolescência chegou, ficou bem mais difícil. Os meninos se mantinham arredios. Tinha sempre aquela pergunta de "pra onde você está olhando?", as piadinhas etc. E com isso um monte de complexos e inseguranças (que eu convívio até hoje, mesmo depois de operada). No início de 2014, com 16 anos, li muito sobre o assunto, e em junho tomei "coragem" pra falar com a minha mãe sobre a cirurgia. Eu tinha vergonha de admitir que me incomodava. Que as pessoas comentavam, que eu tinha um problema. Minha mãe chorou e me disse que me ama tanto e que nunca tinha enxergado isso como um problema, nem pra ela, nem pra mim. Procurei a médica em Junho, e em Julho eu operei. Estrabismo convergente, 60% no olho direito. Foi a melhor coisa que eu já fiz. Não acabou completamente, mas só "entorta" quando é forçado (com aqueles exames com luzes, prismas etc). Meu pós operatório foi ótimo (apesar da sensação de areia nos olhos e da vermelhidão). Demora um tempo depois da cirurgia pra você ver o resultado, mas vale a pena. Só quem passa por isso e vive os dois lados sabe como é. Tirar uma foto normal, poder olhar diretamente nos olhos de alguém, andar de cabeça em pé, pra frente. Mudou a minha vida. Se você acha que vai mudar a sua, vá em frente. Procure um bom médico, se informe, faça a cirurgia! Só nós sabemos, como diz Caetano Veloso, a dor e a delícia de ser o que somos. Mais uma vez: Vale a pena!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Sou uma convergente desde os 4 anos e uso óculos a partir desta idade. Fiz uma cirurgia aos 9 anos. Estou com 36 anos e minha médica não recomenda a cirurgia pois já tenho uma ambliopia (redução forte na vista estrábica por acomodação). É péssimo! Não encaramos as pessoas por muito tempo pois percebemos o incomodo de muitos ao nos encarar. Geralmente as pessoas brincam de convergir os olhos e não quero ser a chata que estraga a graça...é engraçado! Quando é brincadeira! Todo dia e sempre que conhecemos alguém é péssimo. Mas uma coisa isso me trouxe de bom. Os babacas nunca se aproximaram de mim por muito tempo! Vamos combinar que isso é um super poder não é mesmo? kkkk A vantagem de ter amigos por quem você realmente é, ser amado e até admirado (porque não?)pelas pessoas verdadeiramente é muito bom! :) Eu ri e chorei, namorei, fiz amigos, fiz faculdade, vivi e vivo muito bem! Fora os dias que passei para aprender a me importar com quem e com o que realmente interessa, eu vivi feliz e tranquila...o mais importante é saber que vivo com isso mas não morro disso! Me fez mais forte, valorizar o que vale a pena e conhecer pessoas como vocês aqui...tantas histórias bonitas de pessoas que vencem barreiras e preconceitos! Um abraço forte á todos vocês de todo o coração!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho estrabismo desde os três anos, hoje estou com 32 e ainda não conseguir superar isso. Sou uma pessoa que vivo sempre sorrindo e fazendo graca,mas por dentro, só eu e Deus sabe o quão é difícil manter isso.acho que foi a forma que encontrei de não me deixar abater pra conseguir levar a vida adiante.
    Não pude fazer faculdade por conta da minha baixa auto estima. Na escola sempre sofrir bulling e até mesmo em casa, e até hoje não consigo nem falar sobre esse assunto com ninguém, me sinto muito constrangido. Afetou minha vida social, amorosa e profissional.hoje tenho o meu trabalho que amo muito,mas sinto muita vontade de fazer uma faculdade, só que a falta de alto estima atrapalha bastante.
    Só enxergo de um olho, o outro só vejo vultos.fiz uma cirurgia há três anos atrás em um olho,só que a médica disse que tenho que fazer mais duas e até agora não tive coragem ainda, pois a próxima é bem no olho que enxergo, por isso tenho medo de fazer.A primeira cirugia só melhorou um pouco, mas pra um resultado completo tenho que fazer mais duas .
    Só quem tem,ou já teve estrabismo sabe como é difícil lidar com isso. Não sabe a dificulfade em olhar nos olhos,conhecer e relacionar com as pessoas.
    Sofro muito com isso, tenho muitos amigos,mas me sinto sozinho. Nunca tive alguém pra falar sobre o assunto. Em fim, torço muito pra quem ainda vai fazer a cirugia, que d tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Manuel, sei o que vc está passado, mas eu tb só enxergo de um olho, mas diferente de vc, o olho extrabico é o que eu não enxergo,mas te aconselho a fazer sua faculdade, tentar criar coragem e fazer a cirurgia, com um bom medico,hj mesmo uma moça se referia a mim como zarioa, mas nao ligo, sou o que sou e ninguém é perfeito!

      Excluir
    2. Queria ser igual a vc,quando alguém me chamar de zarolho eu não ligar,mas não consigo,é muito difícil.
      Meu único sonho é deixar de ser estrábico, nunca desejei mais nada.

      Excluir
    3. Então tenha fé, e faça a cirurgia, não desista do seu sonho por medo. estou torcendo por Você!

      Excluir
  15. Olá tenho estrabismo deis q nasci e hj com 15 anos sofro muito com isso são muitos apelidos maldosos em todos os lugares nem consigo andar de cabeça erguida... Deis de 2008 estou esperando a cirurgia ... Hj em agosto resolvi falar com minha mãe é correr atrás novamente estou muito cansada com isso tudo

    ResponderExcluir
  16. Olá tenho estrabismo deis q nasci e hj com 15 anos sofro muito com isso são muitos apelidos maldosos em todos os lugares nem consigo andar de cabeça erguida... Deis de 2008 estou esperando a cirurgia ... Hj em agosto resolvi falar com minha mãe é correr atrás novamente estou muito cansada com isso tudo

    ResponderExcluir
  17. Olá tenho estrabismo deis q nasci e hj com 15 anos sofro muito com isso são muitos apelidos maldosos em todos os lugares nem consigo andar de cabeça erguida... Deis de 2008 estou esperando a cirurgia ... Hj em agosto resolvi falar com minha mãe é correr atrás novamente estou muito cansada com isso tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagino como deve ser difícil para vc, eu tenho o dobro de sua idade e tb me sinto mal, mas tenha fé e corra atrás para fazer sua cirurgia, enquanto isso erga sua cabeça, valorize quem te valoriza e com certeza vc vai conseguir vencer e se olhar no espelho e se sentir feliz, pq vc que tem q se sentir feliz e realizada ,a opinião dos outros nao deve te fazer se sentir menor ou pior que ninguém. boa sorte!

      Excluir
  18. força amigo, procure um óculos que tem uma lente em que as pessoas vão olhar e n vão perceber.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!Me chamo Rogério,minha cirurgia está marcada para o dia 04/12/17, tenho 34 anos e, sou estrabico dos 2 olhos desde de criança. Sofri muito com as zoações, e isso reflete muito no meu jeito de ser. Estou ansioso, pois essa cirurgia não vai ser só estético, mas uma mudança de estima..uma realização de um sonho..DEUS abençoe a todos vcs, não desistam do seus sonhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem! Já deu tudo certo em sua cirurgia, depois nos conte como foi.

      Excluir
    2. Muito feliz por você Rogério... Sofri muito disso, após a cirurgia minha vida mudou drasticamente... Sei muito bem como é... Boa sorte amigo , torço por ti!!!

      Excluir
    3. e Como é a Cirurgia, Ela é Paga, e Dói ? Grato Pela Resposta

      Excluir
    4. Eu fiz pelo SUS , fui sedado com anestesia geral, então acordei e já estava feito a cirurgia , me incomodou muito no início , pra olhar para os lados , parecia que tinha algo segurando os olhos, então fiquei girando a cabeça pra olhar parecendo que estava com torcecol ... Mas dor não senti nenhum pouco , sempre seguindo a orientação do médico com os medicamentos .

      Excluir